sexta-feira, 4 de março de 2016

Dicas de reparo RB 411 AH

Normalmente, quase todas as RBs  tem uma função padrão. Todas têm ; U 802 que é igual ao
IC  RT 9206 e as mesmas funções que são as seguintes: Pino :  1 = a 4,63 vcc, caso este pino esteja com mais de 6vcc, esta fica variando, reiniciando e ocorre em todas as RBs. 
  O pino 2 deve ter 24,45 vcc que a alimenta, caso não exista esta corrente neste pino, o procedimento é: soltá - lo com muito cuidado para não danificá - lo  medir o ponto do circuito
correspondente ao pino, caso apareça a corrente;  troque o IC RT 9206 = ao U802, com uma
agulha de limpar a trempe do fogão a gás fina ao máximo, enfia entre os pinos e o circuito e
deslise a ponta do ferro de soldar cuidadosamente por cima dos pinos de contato e vá empurrando bem de vagar até soltá - la. o processo é bem cauteloso e demorado, mas eu
consigo, mesmo porque, não possuo uma estação de solda.
    Caso esta corrente não apareça, meça o resistor de 10 R que está na trilha, antes do pino 2
de alimentação + b que vem do capacitor de 330 mf/ 35 vcc, se este estiver bom, meça o capacitor de 330/35 e caso não tenha a corrente é provável que o Q 801 esteja danificado, este procedimento é padrão para todas as RBS: Meça o ponto S = Source que deve ter 24 vcc e caso
tenha, meça o ponto   G = Gate que deve ter de 13,45 a 14,45vcc, se tiver muito alta esta corrente, não haverá 24vcc no ponto D = Drain que alimentará o capacitor de 330/35 e o U 802
respectivamente.
   Observe bem os capacitores, pois a maioria dos defeitos é causado por eles .
     C.813  = 330/35  ; C. 818 = 680/6,3 ; C. 819 = 680/6,3 ; C. 815 = 680/6,3.
      Estes fazem a RB reiniciar; fica toda acesa e não dá partida, ETC.
Troque - os de 680/6,3  por 1.000/6,3 OBS:. Trocar todos de 680/6,3 !
É importante notar que a calma e a tranquilidade para observar é a melhor ferramenta para reparar uma RB, seja esta qual for. O conhecimento  de eletrônica em como procurar uma pequena fuga, por exemplo nos  D 801  e D 803 que por sua vez, apenas mudam de numero em
cada tipo de RB, entretanto, a função e o defeito é o mesmo; entram em curto e muitas vezes
sem contar, encontrei-os com pequeníssima fuga, quase que imperceptível, mas que pode levá-lo  a não somente ter que ficar trocando peças e desnecessariamente, danificando o circuito impresso da RB.  Solte - os para medi - los, com cuidado e delicadeza, com um multímetro analógico e numa escala de  X 10K, coloque o em cima da bancada e longe de ser alcançado pelos dedos para não influenciar a medição e mude as pontas de prova; ANODO/CATODO e
CATODO/ANODO, a fuguinha pode ser quase que imperceptível e é preciso ter bastante atenção para encontrar este defeito que faz as RBs todas as marcas, ou ficarem acesas, e ou
reiniciando - a e até mesmo não alimentando o  Q 801 que por sua vez alimentará o U 802.
                       Este procedimento é padrão para todas as RBs

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